PERGUNTAS FREQUENTES

Também chamado de suitability, o perfil de investidor é uma espécie de análise que identifica suas preferências e expectativas em relação aos investimentos. Ao responder perguntas básicas, como “qual sua tolerância ao risco” e “por quanto tempo deseja investir”, é possível apontar qual é o seu perfil de investidor.
Sim. Essa é uma exigência dos órgãos reguladores e tem como objetivo orientar o investidor na hora de aplicar, tentando evitar que ele esteja exposto a nível de risco superior à sua tolerância por risco.
Sim. Se tiver saldo, você pode retirar os recursos disponíveis em sua conta corrente na plataforma de investimento a qualquer momento. Para retirar seu dinheiro dos investimentos em que aplica é preciso entender qual o prazo de resgate de cada um. Essa informação você encontra nas lâminas e documentos disponíveis em nossa plataforma ou através dos nossos assessores de investimentos.
Através de sua área de membros, todas as vezes que inserirmos uma nova carteira ou documento/fato relevante, você será notificado através do e-mail cadastrado. Tendo acesso completo, a todos nossos relatórios. Para assim tomar a melhor decisão no que investir.
Os fundos de investimento são tributados pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e pelo Imposto de Renda (IR). O IOF possui uma alíquota regressiva, de acordo com o prazo da aplicação no fundo. Logo, quanto maior o prazo da aplicação, menor será o IOF, que passa a ser nulo a partir do 30º dia. O IR é cobrado sobre os ganhos obtidos pelo cotista em dois momentos: semestralmente, na forma de “come-cotas”, e no resgate. As alíquotas variam de acordo com a classificação dos fundos na Receita Federal e com o prazo da aplicação. Sobre os ganhos com fundos de ações não incide o “come-cotas” e a alíquota fixa de 15% é retida apenas no momento do resgate
Sim. A Órama é fiscalizada e regulamentada pelos órgãos reguladores do mercado, como o Banco Central, CVM e Anbima. Além disso, a CETIP é a custodiante dos títulos de renda fixa.incide o “come-cotas” e a alíquota fixa de 15% é retida apenas no momento do resgate
O Tesouro Direto é uma ótima porta de entrada no mundo dos investimentos, já que é o investimento mais seguro do mercado e rende mais que a Poupança. E existem 3 tipos de título de Tesouro Direto disponíveis: Tesouro Prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA.
O agente autônomo de investimentos (AAI) é o responsável por intermediar a distribuição de valores mobiliários entre investidores e o mercado financeiro.
Não há qualquer tipo de custo ou taxa para manutenção de sua conta, mesmo se você não tiver recursos nela. Mas fique atento para não deixar sua conta negativa e receber multas por saldo devedor.
No caso de resgates em fundos de investimento, é cobrado o Imposto de Renda, dependendo do tipo de fundo. E não há custo para retirar seus recursos da sua conta Órama para uma conta bancária.