Para quem tem dúvidas sobre o que é CDB (Certificado de Depósito Bancário), ele é um dos títulos de Renda Fixa mais tradicionais do mercado. Emitidos por bancos, esses títulos se transformaram em uma das principais alternativas para quem deseja começar sua jornada como investidor ou mesmo para quem deseja diversificar seus investimentos.
Para quem escolheu mudar o rumo das suas finanças e destinar seu dinheiro para investimentos mais inteligentes, a Poupança vem deixando de ser a protagonista do mercado financeiro.
Muitas pessoas optam, cada dia mais, por investir em modalidades mais rentáveis e com a mesma garantia de segurança da caderneta. E, nesse quesito, investir em CDB tem se tornado mais comum para os brasileiros.
Para quem quer saber o que é CDB, ela é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, e é um título de Renda Fixa emitido por bancos para captar recursos.
Na prática, o CDB funciona como um empréstimo que o investidor faz ao banco que, em troca, lhe paga juros ao final do período combinado. E esse é um investimento seguro, garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mesmo órgão que garante as aplicações na Poupança.
Continue a leitura e você entenderá melhor o que é CDB, quais são suas vantagens, suas desvantagens e como começar a investir neste tipo de título.

O que é CDB?
Quem quer investir nessa Renda Fixa precisa saber o que é CDB. Esse tipo de investimento pode ser definido da seguinte forma:
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento em Renda Fixa que o banco emite para captar recursos e financiar suas atividades.
Uma das grandes vantagens de investir em um CDB é a segurança desse investimento, uma vez que ele possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito (trataremos mais especificamente desse assunto ao lingo do texto).
Além disso, por ser emitido por diversos tipos de bancos é possível encontrar CDBs com boa rentabilidade, aliando um rendimento interessante com a segurança de um investimento com garantia.